Introdução:
Em uma busca por oportunidades profissionais, a criação de um currículo impactante é uma etapa crucial. Este artigo explora estratégias para desenvolver um currículo atraente, objetivo e envolvente, garantindo a atenção dos recrutadores. Vamos explorar quatro elementos fundamentais: a seção superior, o objetivo profissional, as experiências e a formação acadêmica/idiomas.
Início do Currículo:
Inicie seu currículo com informações essenciais, permitindo que os recrutadores identifiquem e, se necessário, contatem você rapidamente. Inclua:
Essa seção é crucial e merece atenção especial. Defina claramente o cargo, nicho e mercado desejados. Evite generalidades e destaque também ferramentas, cultura e características desejadas na empresa. Aqui estão exemplos de certo e errado:
Exemplo Errado:
"Profissional com 10 anos de experiência no mercado X, passagens por empresas como empresa X, empresa Y e Z. Vasta experiência nas ferramentas XYZ e muita energia para aprender, crescer e entregar os melhores resultados sempre."
Por que seria o exemplo acima o errado ?
Em resumo esse objetivo comercial está repetindo o que vai estar no resto do currículo como experiência e ferramentas que você sabe utilizar. Ele não traz nada único ou detalhista.
Pare e imagine, quantos milhares de outras descrições podem não soar parecidas ? Com certeza muitas, se você se parecer com vários outros perfis, você não vai se destacar, logo sua chance de ser descartado fica maior, então atenção!
Exemplo Correto:
"Meu objetivo é continuar sendo um top performer desempenhando a função X. Quero manter minha atuação nos mercados X ou Y, entregando 87% do resultado médio, sendo referência em minha área. Busco uma empresa com os valores X, Y e Z e uma equipe energética!"
Por que seria o exemplo acima o certo ?
Ele tem pessoalidade, demonstra claramente o desejo profissional e que tipo de cultura se deseja encontrar em uma empresa. Dessa forma, fica muito mais fácil para o recrutador identificar que esse perfil combina não só com a vaga mas também com a empresa no curto e até mesmo longo prazo!
As experiências são a segunda parte mais crucial do seu currículo. Após o recrutador verificar seu objetivo profissional, ele analisará minuciosamente suas experiências para avaliar a adequação às exigências da vaga.
Por tanto um equilíbrio aqui é muito importante. Informação de mais pode cansar o recrutador e faze-lo desistir de seu perfil, informação de menos pode causa a impressão no recrutador de que você não tem o que a vaga que ele está trabalhando precisa.
Então em suas experiências coloque o nome da empresa, data de início e saída ( já deixe destacado quanto tempo você ficou nessa empresa ou se é seu emprego atual ), o cargo que você executou e por fim descreva as funções que você executava no cargo daquela empresa e o mais importante, quais as principais entregas você fez.
Vamos a um exemplo:
Cargo X na Empresa Y
Julho de 2022 a Julho de 2023 · 1 ano
Principais entregas: Construção do processo comercial do zero e atingimento médio de 111% da meta do time.
● Construção do zero da área comercial indo desde a criação da estratégia, processos,métricas/kpis, ferramentas até a contratação e desenvolvimento de membros da área de inteligência comercial, prospecção e vendas.
● Desenvolvimento do discurso ideal para vendas
● Levantamento do perfil ideal do cliente
● Gerenciamento da Inteligência comercial e geração de listas inteligentes.
● Auxilio na formação e ajustes de pricing
● Treinamento/acompanhamento/desenvolvimento da equipe ( 1:1’s, treinamentos técnicos contínuos, feedbacks de execução diária )
Reforço Bônus no Currículo:
É de extrema importância colocar em cada passagem quais foram suas principais entregas logo no início da descrição! Ao demonstrar o que você já entregou anteriormente, você cresce muito as chances de encantar um recrutador ou gestor em busca de candidatos ou avaliando perfis de candidatos.
Outro ponto muito importante é não colocar muitas atribuições nas experiências. Muita informação pode ficar confuso de mais para o recrutador, repare que o exemplo tem entre 5 a 6 contribuições.
Formação acadêmica e Idiomas:
Essa parte é bem simples, basta informar o curso ou graduação que possui, ano e local de formação.
Para os Idiomas, basta indicar qual o idioma como por exemplo inglês, nível básico.
Dica final!:
Sempre escreva seu currículo primeiro em aplicativos como word ou google docs e depois imprima em PDF.
Porque ?
Porque assim você vai garantir que as plataformas consigam escanear seu currículo da forma correta. Muitas plataformas de recrutamento e seleção de hoje tem automatização e robôs que já vão ler automáticamente seu currículo e caso elas não consigam ler, você vai ser automaticamente descartado!
O mesmo basicamente vale para o Linkedin, sempre suba seu currículo em PDF no linkedin, dessa forma ele abre automaticamente para os recrutadores que estão olhando candidaturas feitas no linkedin!
Conclusão:
Na construção do currículo, menos é mais. Seja claro, sucinto e destaque aspectos que verdadeiramente evidenciem suas habilidades e experiências. Essa abordagem aumentará significativamente suas chances de ser convidado para processos seletivos.