Introdução:
No universo competitivo do LinkedIn, a eficácia de seu perfil não depende apenas de sua experiência profissional, mas também de como você utiliza palavras-chave estrategicamente. Neste blog post, vamos explorar alguns exemplos de como usar e outros de como não usar palavras chave em seu perfil do Linkedin.
Porque as palavras chave no Linkedin são importantes?:
Ao criar ou otimizar seu perfil no LinkedIn, lembre-se de que as palavras-chave são como faróis para recrutadores e conexões em potencial. Elas não só refletem suas habilidades destacando seu perfil para vagas que você se candidatar, mas também facilitam a descoberta do seu perfil por aqueles que procuram talentos específicos dentro do Linkedin.
Maximizando sua presença no LinkedIn
Onde colocar suas palavras chave ?:
As palavras-chave podem e devem ser inseridas em seu título que fica logo abaixo do seu nome, em seu sobre e em suas experiências. Ao inserir suas palavras chave nessas áreas do seu perfil do linkedin, você não apenas aumenta a visibilidade do seu perfil nos resultados de pesquisa, mas também comunica claramente suas competências e principalmente o que você almeja profissionalmente aos recrutadores.
Como escolher as melhores palavras chave para o Linkedin ?:
Antes de começar a escrever ou atualizar seu perfil, pesquise as palavras-chave mais relevantes para sua área. Compreender o vocabulário específico do seu setor, área e cargo de atuação vai ajudar bastante no alinhamento de seu perfil com as expectativas dos recrutadores. Uma forma eficiente de encontrar boas ideias de palavras chave para seu título no linkedin é procurar perfis de outras pessoas que também tem o cargo que você deseja atuar, assim você vai poder ver quais palavras chave os pessoal utiliza com mais frequência e escolher as melhores para o seu perfil de acordo com seu momento e desejo profissional.
Ao encontrar perfis de pessoas com o mesmo cargo que você deseja, se atente às palavras chave abaixo do nome da pessoa, no sobre e nas experiências dessa pessoa. Se estas palavras chave fizerem sentido para sua atuação e ou cargo que você almeja, não exite copia-las e ou melhora-las.
Evite usar palavras-chave de várias funções como por exemplo Financeiro | Comercial | Atendimento ao Cliente. Essa prática pode gerar dúvidas nos recrutadores, afinal eles podem pensar o seguinte:
“ o que esse perfil quer, atender clientes ou trabalhar apenas com tabelas no financeiro ? “
ou
“essa pessoa está dando tiro para todo lado, o que vier é lucro”.
Despertar esse tipo de pensamentos ou dúvidas nos recrutadores poderá levar ao descarte imediato de seu perfil, lembre-se, o mercado de trabalho é sempre muito concorrido no Brasil. Seja focado e direcionado na escolha das palavras-chave, destacando suas habilidades específicas e apenas um cargo que você deseja, assim fica muito mais fácil para você ser encontrado no mar de concorrentes disputando vagas de emprego.
Você pode estar tendo a seguinte dúvida. Mas se eu focar apenas em um cargo eu vou ter menos chances, certo? Errado!
Como eu citei acima, focar apenas em um cargo além de não gerar dúvidas nos recrutadores, facilita com que você se destaque na multidão de perfis no Linkedin e currículos.
Dê ênfase em uma ou mais palavras-chave relevantes para o cargo desejado. Destacar termos específicos, como "Marketing | Growth | Campanhas de varejo", aumenta a afinidade do seu perfil com a vaga específica, aumentando suas chances de ser notado pelos recrutadores.
Basta você imaginar, se um recrutador de uma empresa do varejo, ver uma palavra chave com ênfase no seu nicho de atuação conforme o exemplo acima, esse perfil terá mais aderência, chamando mais atenção, crescendo as chances deste perfil receber um convite para ingressar no processo seletivo.
H1: Conclusão: Apenas Palavras-Chave no LinkedIn não irão atrair centenas de recrutadores.
Em resumo, a utilização estratégica de palavras-chave no LinkedIn é uma ferramenta para destacar suas conquistas e atrair oportunidades profissionais. Lembre-se sempre de adaptar suas palavras-chave conforme sua carreira evolui e novas habilidades são adquiridas.
Mais importante ainda é que apenas ter boas palavras chave no Linkedin não é tudo o que você precisa para conseguir participar de muitos processos seletivos. Ter um bom currículo, internar no Linkedin e principalmente usar de networking vão ser vitais para que você consiga participar de mais processos seletivos e conquistar o emprego dos sonhos.
AUTOR
SOBRE O AUTOR
Com mais de 10 anos de atuação nas áreas de vendas complexas e estratégias de inside sales, e uma trajetória ascendente que o levou de executivo de vendas júnior a diretor comercial, Gabriel Baeta oferece uma perspectiva única no campo de recolocação profissional e busca pelo emprego dos sonhos.
Diferentemente da maioria dos orientadores, cujas raízes estão em Recursos Humanos, Gabriel traz seu conhecimento e experiência sólidos do mundo das vendas. Ele ajudará você a criar um perfil e currículo atrativos, desenvolver sua rede de contatos para participar de mais processos seletivos e aprimorar suas habilidades para brilhar nas entrevistas.